Quero lhe dar uma dica preciosa: o Café Mundial é uma possibilidade formativa fantástica! Trata-se de uma técnica de trabalho em equipe que considera as experiências e os conhecimentos dos participantes como base, as didáticas colaborativas como meio e um propósito compartilhado por todos como fim.
Nessa semana, tive o prazer de realizar uma capacitação dentro da Jornada Pedagógica do SENAR/MG – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais. O curso foi ministrado no Boulevard Hotel (região da Savassi), em Belo Horizonte, no período de 07 a 09 de março de 2016. A turma de participantes foi composta por educadores que atuarão em Programas Especiais dirigidos à juventude desta renomada Organização.
A essência da proposta formativa teve como base um inovador conjunto de metodologias e conceitos inteiramente voltado para a formação integral do jovem, visando contribuir para o desenvolvimento de suas maiores e melhores promessas.
Procuramos dosar o Café Mundial com a realização de Palestras, levando em conta aquilo que os participantes sabem e dominam e, também, o que eles precisavam dominar e saber para aflorar o potencial inventivo e transformador dos jovens com os quais trabalharão. Sinceramente, foi uma bela sacada!
A criação de uma ambiência de trabalho favorável e a fusão dessas duas técnicas (Café Mundial + Palestras) se traduziram em elevados níveis de sinergia, produtividade e excelentes resultados. Foi com este espírito que as coisas aconteceram e os objetivos da formação foram plenamente atingidos. Todos saíram ainda maiores e melhores do que entraram: mais motivados e alinhados para a ação!
Alfredo Gomes
“Vá ao encontro do seu povo, ame-o. Aprenda com ele, sirva-o, planeje com ele,
comece com ele aquilo que ele sabe, construa sobre aquilo que ele tem”.
kwame Krumah