Alfredo Gomes

Palestrante, Consultor e Especialista em Desenvolvimento Humano.

  • Com vasta experiência no campo do desenvolvimento humano, Alfredo Gomes não abre mão de pensar a prática e praticar o pensamento. É conhecido e reconhecido como profissional altamente familiarizado com o trabalho no “chão das atividades formativas”. Realizou palestras, cursos, oficinas pedagógicas e missões de consultoria para mais de duzentas organizações (privadas e públicas) em todo o território nacional ao longo de três décadas de trajetória profissional.
  • As técnicas e as ferramentas que utiliza nos eventos promovem atividades vivenciais de transformação construtiva e duradoura das pessoas e organizações, gerando impacto, fazendo a diferença e agregando valor nas dimensões pessoal, cidadã, profissional e espiritual do humano.
  • Pedagogo, educador, pós-graduado em Administração de Recursos Humanos, palestrante e consultor no campo do desenvolvimento social e da ação educativa. É autor dos livros “Adolescentes em Ação! Ser, conviver, conhecer e fazer no Século 21” e do “Guia Prático do Educador – Um Método Introdutório de Avaliação Sistêmica”, ambos publicados pela Pacthus 21. É coautor de outras publicações dentre as quais se destacam: “O Mundo, o Trabalho e Você” (Instituto Ayrton Senna); “Educação e Vida – Um Guia Seguro para a Ação” (Modus Faciendi) e “O Futuro Alcançou a Escola? O aluno digital, a BNCC e o uso de metodologias ativas de aprendizagem” (ZOOM – Education for life/ Editora do Brasil).

“Minha missão é contribuir para que as novas gerações transformem os seus sonhos em projetos de vida e os seus projetos de vida em grandes realizações!” 

Alfredo Gomes

PUBLICAÇÕES

Alfredo Gomes da Costa é autor de dois livros publicados pela Pacthus 21:

  • “Adolescentes em Ação! Ser, Conviver, Conhecer e Fazer no Século XXI“;
  • Guia Prático do Educador – Um Método Introdutório de Avaliação Sistêmica“.

É também coautor de outros importantes livros como:

  • O Mundo, o Trabalho e Você”, publicado pelo Instituto Ayrton Senna;
  • Educação e Vida – Um Guia para o Adolescente”, publicado pela Modus Faciendi.
  • O Futuro Alcançou a Escola? O aluno digital, a BNCC e o uso de metodologias ativas de aprendizagem”,   publicado pela ZOOM – Education for life e Editora do Brasil.

Alfredo Carlos Gomes da Costa

Pedagogo, pós-graduado em Administração de Recursos Humanos, palestrante, escritor e consultor no campo do desenvolvimento social e da ação educativa. É, também, membro da Comissão de Publicações da Revista Krínein da Universidade Católica de Santa Fé (Argentina).

Trajetória profissional. (1991 – 1995) – Assessor da Secretaria de Estado de Esportes, Lazer e Turismo/MG. Responsável pela supervisão das unidades educativas e a capacitação de dirigentes e técnicos do Programa Curumim, frente social de ações complementares à Escola dirigida a crianças com situação econômica e social desfavorecida, reconhecido e premiado pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

(1995) – Assumiu a coordenação do Prêmio de Protagonismo Juvenil “O Adolescente por uma Escola Melhor” – com o apoio institucional do UNICEF, em Minas Gerais.

(1994 – 2011) – Trabalhou com o irmão, professor Antonio Carlos Gomes da Costa (Coordenador e integrante da equipe de redação do Estatuto da Criança e do Adolescente) durante dezoito anos, na Modus Faciendi, exercendo o cargo de Diretor Técnico.

Nessa época, prestou serviços técnicos para mais de cento e cinquenta organizações no país. Destaque para os trabalhos de capacitação, consultoria e produção de materiais didáticos para importantes programas sociais e educativos como:

– Programa Crescer – Instituto Hedging-Griffo juntamente com treze Ong’s paulistas;

– Programa Cuidar – Aliança entre o Instituto Souza Cruz e redes de escolas municipais, estaduais e particulares de diversas regiões do país;

– Programa Jovens Escolhas – Aliança entre o Instituto Credicard e treze organizações não governamentais dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia;

– Programa eZAPe – Virtudes Empreendedoras, Instituto Alair Martins (Uberlândia/MG);

– NAVE (Núcleo Avançado em Educação), Instituto Oi Futuro;

– Programa VIRAVIDA, Conselho Nacional do SESI;

– Programa de Educação Integral, Secretaria de Estado de Educação de Pernambuco.

Alfredo Gomes da Costa é coautor de uma série de trabalhos técnicos dentre os quais se destacam os livros:

  • Educação e Vida – Um Guia para o Adolescente – Publicado pela Modus Faciendi;
  • O Mundo, O Trabalho e Você – Publicado pelo Instituto Ayrton Senna.
  • O Futuro Alcançou a Escola? O aluno digital, a BNCC e o uso de metodologias ativas de aprendizagem,   publicado pela ZOOM – Education for life e Editora do Brasil.

No período de 2008 a 2012 capacitou, aproximadamente, 4.000 (quatro mil) gestores e professores das 160 escolas de Referência em Ensino Médio e das 19 Escolas Técnicas Estaduais  da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco/Programa de Educação Integral, colaborando com o processo de implantação da Educação Integral como política pública deste estado, proposta fundamentada na Educação Interdimensional.

A partir de 2011, passou a atuar como palestrante, escritor e consultor independente. Nesse período, a sua atuação profissional pode ser resumida nas seguintes atividades:

– Concepção e publicação dos livros:

  • Adolescentes em Ação! Ser, Conviver, Conhecer e Fazer no Século XXI;
  • Guia Prático do Educador – Um Método Introdutório de Avaliação Sistêmica da Série Ferramentas de Ação Educativa (PACTHUS 21).

– Realização de palestras, consultorias e cursos para as seguintes Organizações: Conselho Nacional do SESI (Programa Vira Vida) e diversos Departamentos Regionais desta Instituição no país, Instituto Brasileiro Pró-Cidadania, Instituto Alpargatas, Hotel Tauá, Associação Municipal de Assistência Social/BH, SEBRAE, Instituição Social Ramacrisna, Programa Conexão Vida/BA, FUNDAC/BA (Fundação da Criança e do Adolescente da Bahia), SESC/MG, SENAR e Secretaria de Educação do Recife.

Estou sempre aberto para novos desafios profissionais e a realização de parcerias focadas em inovações educacionais. Nutro o senso de pertencimento a grupos, times e associações colaborativas. Minha missão é a de ajudar as pessoas e as organizações a cumprirem a sua missão”.

Alfredo Gomes