O trabalho prazeroso e o lazer produtivo é um desafio que foi lançado por Domenico De Masi, renomado sociólogo italiano. Como você bem sabe, muitas vezes, não é possível trabalhar, exclusivamente, com o que gostamos. Aí vem uma bela sacada: se não der para fazer somente o que gosta, passe a gostar do que faz!
Nesse contexto, reflita: qual é o seu projeto de vida? O que você pretende realizar no mundo do trabalho? O que precisa ser feito a curto, médio e longo prazo, para atingir os seus sonhos e objetivos profissionais?
É importante que o seu projeto de vida e plano de carreira estejam alinhados. Trata-se de estabelecer a fusão sinérgica entre os seus sonhos mais amplos e autênticos com aquilo que pretende realizar no mundo do trabalho. Assim, o plano de carreira se torna o caminho para a realização destes sonhos.
Para desenvolver o plano de carreira, é necessário, também, alinhá-lo com os programas de ação, ou seja, tudo aquilo que você precisa fazer ao longo deste ano, semestre, mês, semana e hoje, para que seus objetivos profissionais se transformem em resultados.
Na verdade, não estou falando de três coisas (Projeto de Vida, Plano de Carreira e Programas de Ação). Eu me refiro a uma tríade: a unidade de três. Quando você faz o “eclipse humano” entre essas ferramentas, naturalmente, você entra em sintonia com a fonte de significado e de sentido da sua existência.
Sempre que as suas atitudes e ações estiverem ancoradas em valores e princípios construtivos, “escutando” as melhores promessas que pulsam dentro de você, as “coisas” começam a conspirar a seu favor, de maneira aparentemente mágica.
A pessoa é aquilo que ela faz. Primeiro, a gente forma os bons hábitos e, depois, os bons hábitos nos formam. Tudo depende de você. Pense nisso!
Alfredo Gomes
“Não somos seres humanos vivendo experiências espirituais.
Somos seres espirituais vivendo experiências humanas”.
(Teilhard de Chardin).