AS INOVAÇÕES CONCEITUAIS E METODOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL!

O QUE É

Na atualidade, ainda é recorrente, no meio educacional brasileiro, o equívoco alimentado por um segmento que ainda interpreta a educação integral como sinônimo de escola de tempo integral. Dobrar o tempo das atividades formativas não significa, ou, muito menos, assegura a prática da proposta em pauta. A palestra foi pensada para organizações que atuam no campo do desenvolvimento social e da ação educativa, buscando a efetividade da educação integral. O resultado esperado é o de sintonizar os participantes com o que há de melhor no arcabouço das correntes e tendências de pensamento e ação, que, hoje, configuram a educação integral, favorecendo o desenvolvimento da competência técnica (fazer bem feito), do compromisso ético (abraçar a causa) e da vontade política (ter disposição para fazer) dos participantes.

 

PRINCIPAIS ABORDAGENS

  • As lições da Conferência Mundial sobre Educação para Todos.
  • Três concepções sustentadoras: visões de homem, mundo e conhecimento.
  • As chaves da otimização dos conteúdos para muito além dos conhecimentos.
  • Como alinhar os métodos formativos com os múltiplos estilos de aprendizagem.
  • Inovações de gestão: o fortalecimento da capacidade criativa, produtiva e transformadora das equipes de trabalho.
  • Grade curricular x Itinerário formativo.
  • Os “conteúdos internos” do humano: o DNA da educação integral.

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